A Portaria Conjunta nº 76/2018 foi publicada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de estabelecer critérios e procedimentos para o Plano de Qualificação de Fornecedores de Leite (PQFL). O PQFL tem como objetivo garantir a qualidade do leite produzido e comercializado no país, por meio da avaliação e qualificação dos fornecedores de leite das indústrias de laticínios. A IN76 estabelece os requisitos mínimos para a implementação do PQFL, incluindo a documentação necessária, os critérios para avaliação dos fornecedores, a frequência de avaliação, entre outros aspectos importantes. O cumprimento da IN76 é obrigatório para todas as empresas que produzem ou comercializam leite no Brasil.
No caso específico das indústrias lácteas, o programa de autocontrole deve englobar desde a recepção do leite até a entrega do produto final ao consumidor. O Plano de Qualidade de Fornecedores de Leite faz parte desse programa e tem como objetivo garantir a qualidade do leite recebido pelas indústrias.
O módulo de Autocontrole Digital do sistema SIOSI abrange todos os monitoramentos necessários de acordo com o que consta no PQFL de sua empresa.
Na prática, o sistema permite que tudo seja feito de forma digital e dinâmica, sem que haja necessidade de planilhas físicas para esse fim. Esses monitoramentos podem ser feitos por meio de smartphones, tablets e computadores ou notebook.
Os dados enviados ao SIOSI são processados em tempo real, garantindo que toda a informação seja armazenada com segurança e fique disponível para consulta através de relatórios e gráficos.
Nas telas abaixo, podemos ver como é fácil e intuitivo para fazer os monitoramentos dos PQFL:
Abandone as planilhas e venha para o digital!
Коментарі